Olá

Bem vindo a partes de mim



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

o que é ser janari: é árvore que brota dentro do mar.

A origem da palavra remete aos indígenas, aos povos que primeiro habitaram, pisaram e alimentaram o solo brasileiro. Remete àquele que nasce. Deles nascendo, a palavra decidiu-se por abrigar o termo árvore, planta, raiz e floras. Janari, que é mais água que mulher, decidiu também que queria ser árvore que nascia dentro d'água, suas raizes desbraando os reinos inexplorados, enquanto recolhia de lá os nutrientes para fazer nascer flores nunca antes vistas - pois só ela sabia onde cavar tão profundo.
É uma árvore que tem dificuldades de escrever a própria história, embora saiba relatar como ninguém as de outros. Ela gosto é de ser marco, divisor, até semente do que virá. Gosta de mudar, provocar, fazer rugir tudo que há de bom no mundo. Essa mulher, que quase sempre é árvore, que tem por mania florescer, sem nem perceber, é mais poesia que letra solta. Ela nem vê seus movimentos marcando o ar por onde passa, mas a verdade é que seu sorriso crava feito ferradura na pele, queima, incendeia, deixa em chamas. Ela deixa por onde passa o rastro na noite seca. Ela é a nuvem fria de ar aconchegante que refresca o ser-tão. Ela é a besteira boa de se estar apaixonada, a despretenciosidade de quem sabe que vê mais do que determina. Ela sabe, como ninguém, a coisa boa que é exerguar o que não está implícito. Janari é a simplicidade, a calmaria, a bravura, a justiça, a risada, a leveza, a frimeza, a gratidão. É encontrar-se, por um momento - pelo menos enquanto encontra seus olhos, plena.

Eu, que nem gosto e falar de mim, que tenho medo de ser boa, sei que janari é o nome que fortalece quem veio dentro. Sei que sinto que sou um tanto bem maior. Janari, eu sei que tu é, mais até do que queria ser, uma criatura mágica. Retorne para si, se permita ver como te veem, a paz de quem está em par consigo mesmo, a vontade de fazer mais e ainda assim ser completo com o que se tem. Janari, poesia sem rima, mas com gosto, gosto de mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário