Olá

Bem vindo a partes de mim



domingo, 5 de julho de 2015

Devaneio e gratidão

Inveja: o sentimento em que há medo. É o lugar escuro onde se tateia, sem esperança, as paredes dos outros procurando encontrar a porta pra si mesmo. Onde se tem desespero, habita o caos e é sondado pela ânsia.
É estar desabitado de si. Sem conexão. Fundo, bem fundo, mas ainda sem os pés acharem o chão.
Reconhecer no outro, quem queríamos encontrar em nós. Perceber-se enquanto aquém - e o outro, além, porem aqui. Aqui onde você crê ser o seu lugar. Aqui onde talvez já seja seu lugar, e você com medo, na ânsia, sem se achar merecedor, procurar se deslegitimar. E diz: olha cá! esse outro é bem melhor que eu. Igualzinho, só que melhor.
Inveja é saber, mesmo sem querer, mesmo evitando, que a gente não foge ao nosso destino. Interessante, até agora há pouco eu jurava que era bem o contrário. Era querer ser o outro, num era?
Só que querer ser o outro é também escapar de si, é procurar, em todas as brechas possíveis, uma chance de ser um alguém que não somos.
É ter medo. Do nosso futuro, do nosso presente e, principalmente, do nosso passado.
E as promessas que fizemos à nós mesmos? A inveja é confronto inadiável, inevitável e irremediável com o nosso próprio fracasso.
Não porque esse sentimento nos condena, mas pelo que ele carrega em si como atestado: há decepção.
Não obstante, por quando que há decepção, há consolo. Se há derrota, há esperança!
Dizer que não se é o que é de fato, e o que deseja, é dizer que ainda há mais pra ser. Se ainda há desgosto, há o que fazer. E a inconsolância é o tempero da mudança.
"bicho satisfeito dorme". E não somos satisfeitos, somos os que se insatisfazem! Somos o que pedimos mais, e não aceitamos o quase como resposta.
Inveja, enquanto dor e derrota de quem sente, cabe de ser também - à quem de si aceitar a lição -agente catalisadora de essência humana. Criadora e transformadora, pólvora da indomável explosão de nossa criatura.
- Renegar a própria sarjeta, inventar uma nova história, reconectar-se com seu eu interior -
São os passos do caminho que superar a inveja me dará.
É preciso derrotar a si mesmo para vencer consigo mesmo.
Gratidão pelos ensinamentos, que a energia que flui nesse mundo continue a nos elevar. Que eu seja sempre aberta ao bom do mundo, e me proteja do que há de mal.
Que eu não tenha medo de submeter nem de me elevar. Que a explosão do meu ser venha para me abençoar.
Caminho, Com cuidado, mas confiante, pois embora às vezes nos falte, tem chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário